20 outubro 2009

Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)

A CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), situada na Cidade de Alumínio SP, é uma empresa do grupo Votorantin cujo dono é Antonio Ermínio de Moraes. Ela consegue empregar mais de 5000 pessoas direitamente e consegue empregar mais de 1500 pessoas indiretamente.
A empresa atua transformando a matéria prima (bauxita) em alumínio, que é usado principalmente para embalagens, transportes, bens de consumo, construção civil e eletricidade.
Esta empresa tem uma fábrica que é muito grande e consome muita energia por causa de dois fatores: produzir alumínio, que para ser derretido precisa de um aparelho que consome muita energia para atingir uma temperatura muito alta; e por ela ser uma fábrica muito grande.
A energia para toda essa produção vem de 17 usinas espalhadas pelo Brasil, que geram energia exclusivamente para a CBA e, mesmo assim, ainda falta energia. Dessa forma, ela quer aumentar as exportações de alumínio e para isso a produção teria que crescer. Então, a CBA pretende construir uma usina, Tijuco Alto, para conseguir esta energia.
Representantes da CBA dizem que essa usina irá trazer desenvolvimento para a economia do país e empregos para os moradores de locais próximos, mas vale lembrar que muitas comunidades, áreas de Mata Atlântica e algumas cavernas serão inundadas.

Fotos da CBA e do "Núcleo Santana"



Torre elétrica da CBA


Fornos, rede elétrica e caixas de água da CBA


Entrada da CBA



Trilha na Mata Atlântica



Saída da Caverna Couto



estalactites do Núcleo Santana



Vídeo mostrando as usinas já construídas.




Vídeo explicando a construção da Tijuco Alto