20 outubro 2009

Vale do Ribeira

O Vale do Ribeira está localizado no sul do estado de São Paulo e ao norte do estado do Paraná. A população é de 481.224 habitantes, num total de 31 municípios (9 paranaenses e 22 paulistas).
As principais atividades econômicas são a agricultura da banana e do chá preto, o turismo e a pesca.
No Vale do Ribeira estão situados 23% do remanescente da Mata Atlântica. Nessa região nascem diversos rios que abastecem cidades e metrópoles brasileiras, beneficiando milhões de pessoas e é fonte de subsistência para populações tradicionais.
É uma das áreas mais pobres de São Paulo e Paraná. Os municípios dessa região possuem índices de desenvolvimento humano (IDH) inferiores às respectivas médias estaduais, assim como os graus de escolaridade, emprego e renda de suas populações.
Existem parques ecológicos ricos em cavernas, como o Petar, e comunidades indígenas e quilombolas, que podem ser visitados por turistas. O turismo é uma das principais atividades econômicas da região e gera importante fonte de renda para a população local. Esses parques ecológicos e comunidades existentes na região do Vale do Ribeira estão ameaçados pela construção de barragens perto da região.
Em 1999, a UNESCO considerou o Vale do Ribeira como Patrimônio Natural da Humanidade. Nessa região foram encontradas espécies raras como o cedro, o palmito, a canela, a araucária e a caxeta, além de espécies ameaçadas de extinção.
Alguns recentes investimentos em obras de infra-estrutura, tais como a duplicação da rodovia Régis Bittencourt (BR-116); a construção de usinas hidrelétricas no rio Ribeira de Iguape e a transposição de bacias a fim de desviar a água da região para São Paulo e Curitiba, ameaçam transformar o Vale do Ribeira em fornecedor de recursos naturais de baixo custo, explorados sem qualquer respeito ao patrimônio ambiental e cultural e sem geração de benefícios para a população residente.

FOTOS

Vista do Rio Ribeira de Iguape.


Saída da Caverna do Couto.



Entrada da Caverna Morro Preto



Estalactite "Bacon" na Caverna Santana.



Estalactites da Caverna Santana


Saída da Caverna Lambari de baixo.




VÍDEO:
Entrevista com Jandina (diretora da Agência de Turismo e Meio Ambiente de Iporanga.