20 outubro 2009

Usinas no Vale do Ribeira

A construção das quatro usinas que estão sendo estudadas para o Vale do Ribeira é um plano da CBA (Companhia Brasileira de alumínio) que é a maior produtora de alumínio do Brasil, e CESP (Companhia Energética de São Paulo). As quatro usinas que estão sendo planejadas são: Tijuco Alto, Itaóca, Funil e Batatal. Os projetos estão sendo estudados desde a década de 50. As quatro usinas se localizam no rio Ribeira de Iguape, que nasce no Paraná, e deságua em São Paulo. O rio Ribeira de Iguape, é hoje o único rio de médio porte do estado de São Paulo que ainda não tem a intervenção de barragens.
A primeira usina a ser construída seria Tijuco Alto. Se esta usina for construída, as usinas de Itaóca, Funil e Batatal (que são um projeto do governo) já teriam base para serem construídas.
A energia produzida por esta usina seria usada para benefício da própria CBA, que a usaria para a produção de Alumínio. Embora a população não seja beneficiada com a energia, a CBA alega que, as usinas gerariam muitos empregos para a região. Grande parte da população local é contra a construção das usinas. Eles dizem que a área alagada pelo rio seria muito grande, além de que muitas famílias seriam desalojadas. 5.180 hectares serão desmatados; A CBA também diz que irá transferir as famílias afetadas para outros locais, e a população de cidades próximas terá o turismo náutico. Além disso, a população também diz que os empregos gerados pela usina serão temporários (apenas durante a construção), pois depois disso, apenas técnicos e profissionais poderiam trabalhar nas usinas.
A área de mata atlântica que será destruída é grande, e algumas cavernas seriam alagadas. Apesar do impacto ambiental, algumas pessoas dizem que as usinas irão melhorar a economia da região, além de aumentar o turismo.

Fotos:


Rio Ribeira antes da barragem


Mapa do projeto da barragem



As grandas caixas d'água na entrada da fábrica



Alumínio sendo transportado.



Chegada a CBA.

Vídeo: