20 outubro 2009

Comunidade Quilombola

O quilombo de Ivaporunduva está situado no Vale do Ribeira, região sul do estado de São Paulo, na cidade de Eldorado. No quilombo há 380 pessoas, e 80 famílias. É um dos quilombos mais antigos do Brasil e é registrado pelo artigo 68, da Constituição de 1988, que afirma que as terras são dos quilombolas.
As comunidades quilombolas foram formadas a partir de antigos escravos. Lá, eles eram prisioneiros de guerra, e muitos morriam durante a viagem, por causa das terríveis condições. Quando chegavam ao Brasil eram obrigados a trabalhar. Caso algum escravo criticasse ou desrespeitasse seu dono, ele seria castigado na frente dos demais para servir de exemplo. O quilombo é justamente o local onde os escravos que ansiavam por liberdade e eram fugitivos ficavam abrigados.
Apesar do tempo que se passou, e apesar de todas as influências que eles receberam, eles ainda deram continuidade à alguns de seus costumes, como as danças típicas, o fandango e a capoeira. Porém, de acordo com Ditão, morador quilombola entrevistado na comunidade, todos estão em um projeto de recuperar a cultura que foi perdida.
Os quilombolas, porém, tem de enfrentar algumas dificuldades como a escolaridade e a saúde. A escola dentro do quilombo só vai até a quarta série e só há um médico, que vai até lá as terças feiras. Caso você tenha de ser examinado durante os demais dias da semana, você deve ir até a cidade mais próxima, a kms e atravessar o rio.
Os moradores quilombolas não são a favor da construção das usinas, porque destruirá uma comunidade de aproximadamente 400 anos, e também a comunidade e muitas pessoas não terão aonde morar.

Fotos

Plantação de bananas orgânicas, situada dentro da Comunidade Quilombola



Vista frontal da estrada do quilombo



Moenda utilizada para preparar a mandioca



Melhor instrumento utilizado pelos quilombolas.




Fábrica de produzir mandioca.



Imagem do quilombo de Ivaporunduva

Vídeo: