20 outubro 2009

Iporanga

O município de Iporanga está localizado no Vale do Ribeira, ao sul do estado de São Paulo. A cidade de Iporanga é uma cidade histórica e teve seus altos e baixos. Seu primeiro registro de ocupação humana foi em 1576. Ela passou uma fase muito rica, pois tinha muito ouro de aluvião, uma quantidade aproximada a 9 mil kilos de ouro. Infelizmente, essa fase não durou muito pois em 1700 fora descoberto em Minas Gerais uma quantidade bem maior de ouro e de uma forma bem mais fácil de ser extraída. Em 1800, Iporanga enriqueceu novamente, pois ela estava em uma rota de comércio, mas depois de um tempo, com a construção das estradas de ferro, Iporanga empobreceu de novo.
Antigamente a cidade contava com uma população de aproximadamente 8.000 pessoas, porém agora só existem 4.600 . A população vive basicamente do turismo e agricultura. A cidade tem uma educação razoável. A saúde de Iporanga é boa, há postos de saúde, médicos a qualquer hora e equipamentos em condições de funcionamento, porém a cidade não conta com o apoio de um hospital. Assim quem precisar de um atendimento com urgência precisa dirigir por uma hora e meia para chegar ao hospital mais perto.
Como Iporanga é uma cidade pequena, os empregos são muito limitados e também existem poucas opções deles, pois a base econômica é o turismo e a agricultura. Por isso muitas pessoas da região são desempregadas, o que faz com que a cidade não tenha um grande desenvolvimento.
Existem muitos quilombos na região (comunidades fundadas por escravos fugidos). Na cidade também existe o Parque Estadual e Turistico do Alto do Ribera onde há muitas cavernas e áreas da Mata Atlântica.

FOTOS

A Igreja de Iporanga.


Cidade de Iporanga.



Condições de vida da cidade de Iporanga.



Alguns pontos turísticos.



Praça de Iporanga



Homens plantando.


VÍDEO:
A desinformação sobre as usinas